Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada (Edição de Estudo) (nwtsty, pt_BR, 2023)

Ezequiel

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

Ezequiel, 39

1 “Filho do homem, profetize o seguinte contra Gogue: ‘Assim diz o Soberano Senhor Jeová: “Eu estou contra você, Gogue, maioral-chefe*1 de Meseque e Tubal.

  1. Ou: “príncipe supremo”.

2 Farei você dar meia-volta e conduzirei você, fazendo-o vir das partes mais distantes do norte e chegar aos montes de Israel.

3 Vou derrubar o arco da sua mão esquerda e farei cair as flechas da sua mão direita.

4 Você cairá nos montes de Israel, você e todas as suas tropas e os povos que o acompanharem. Eu o darei como alimento a todo tipo de aves de rapina e aos animais selvagens.”’

5 “‘Você cairá no campo aberto, pois eu mesmo falei’, diz o Soberano Senhor Jeová.

6 “‘E vou enviar fogo contra Magogue e contra os que moram em segurança nas ilhas, e terão de saber que eu sou Jeová.

7 Tornarei conhecido o meu santo nome entre o meu povo Israel e não deixarei mais o meu santo nome ser profanado, e as nações terão de saber que eu sou Jeová, o Santo em Israel.’

8 “‘Sim, isso está chegando, e se cumprirá’, diz o Soberano Senhor Jeová. ‘Este é o dia de que falei.

9 Os habitantes das cidades de Israel sairão e farão fogo com as armas — os escudos grandes e os pequenos,*1 os arcos e as flechas, as clavas de guerra*2 e as lanças. E eles as usarão para fazer fogo durante sete anos.

  1. Ou: “broquéis”, pequenos escudos geralmente usados por arqueiros.

  2. Ou, possivelmente: “lanças longas”.

10 Não precisarão buscar gravetos no campo, nem apanharão lenha nas florestas, pois usarão as armas para fazer fogo.’ “‘Eles despojarão aqueles que os despojaram e saquearão aqueles que os saquearam’, diz o Soberano Senhor Jeová.

11 “‘Naquele dia darei a Gogue uma sepultura ali em Israel, no vale dos que viajam pelo leste do mar, e ele*1 bloqueará o caminho dos que passam. Ali é que enterrarão Gogue e todas as suas multidões, e o lugar será chamado vale de Hamom-Gogue.*2

  1. Isto é, o vale.

  2. Ou: “vale das Multidões de Gogue”.

12 A casa de Israel levará sete meses para enterrá-los, a fim de purificar a terra.

13 Todo o povo dessa terra participará em enterrá-los, e isso lhes trará fama no dia em que eu me glorificar’, diz o Soberano Senhor Jeová.

14 “‘Homens serão designados para percorrer continuamente a terra e enterrar os corpos que tiverem sobrado sobre a superfície da terra, a fim de purificá-la. Eles continuarão essa busca por sete meses.

15 Quando esses que estiverem percorrendo a terra virem um osso humano, colocarão um marco ao seu lado. Então os designados para fazer o enterro vão enterrá-lo no vale de Hamom-Gogue.

16 Também haverá ali uma cidade chamada Hamoná.*1 E eles purificarão a terra.’

  1. Que significa “multidões”.

17 “Filho do homem, assim diz o Soberano Senhor Jeová: ‘Diga a todos os tipos de aves e a todos os animais selvagens: “Reúnam-se e venham. Ajuntem-se em volta do sacrifício que estou preparando para vocês, um grande sacrifício nos montes de Israel. Vocês comerão carne e beberão sangue.

18 Comerão a carne dos poderosos e beberão o sangue dos maiorais da terra — carneiros, cordeiros, bodes e touros — todos os animais gordos de Basã.

19 Vocês vão se empanturrar de gordura e vão beber sangue até ficar bêbados, do sacrifício que estou preparando para vocês.”’

20 “‘À minha mesa, vocês ficarão saciados com cavalos e condutores de carros, com homens valentes e todo tipo de guerreiros’, diz o Soberano Senhor Jeová.

21 “‘Vou manifestar a minha glória entre as nações, e todas as nações verão a execução do meu julgamento e a demonstração do meu poder*1 entre elas.

  1. Lit.: “e a minha mão que coloquei”.

22 Daquele dia em diante, a casa de Israel terá de saber que eu sou Jeová, seu Deus.

23 E as nações terão de saber que a casa de Israel foi para o exílio por causa do seu próprio erro, por terem sido infiéis a mim. De modo que escondi deles a minha face e os entreguei aos seus inimigos, e todos eles caíram à espada.

24 Agi com eles conforme a sua impureza e as suas transgressões, e escondi deles a minha face.’

25 “Portanto, assim diz o Soberano Senhor Jeová: ‘Trarei de volta do cativeiro os de Jacó e terei misericórdia de toda a casa de Israel, e vou defender zelosamente o*1 meu santo nome.

  1. Lit.: “mostrar devoção exclusiva pelo”.

26 Depois de terem sido humilhados por toda a sua infidelidade contra mim, eles morarão na sua terra em segurança, sem que ninguém os faça ter medo.

27 Quando eu os trouxer de volta dentre os povos e os reunir das terras dos seus inimigos, também me santificarei entre eles diante dos olhos de muitas nações.’

28 “‘E terão de saber que eu sou Jeová, o Deus deles, quando eu os enviar para o exílio entre as nações e depois os reunir de volta na sua terra, sem deixar nenhum deles para trás.

29 Não esconderei mais deles a minha face, pois vou derramar o meu espírito sobre a casa de Israel’, diz o Soberano Senhor Jeová.”