Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada (Edição de Estudo) (nwtsty, pt_BR, 2023)

Ezequiel

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

Ezequiel, 36

1 “Filho do homem, profetize o seguinte aos montes de Israel: ‘Montes de Israel, ouçam a palavra de Jeová.

2 Assim diz o Soberano Senhor Jeová: “O inimigo zombou de vocês, dizendo: ‘Ah! Até os montes antigos se tornaram nossa propriedade!’”’

3 “Portanto, profetize o seguinte: ‘Assim diz o Soberano Senhor Jeová: “Visto que eles os devastaram e os atacaram de todas as direções, para que vocês se tornassem propriedade dos sobreviventes*1 dentre as nações, e visto que as pessoas não param de falar de vocês e de caluniá-los,

  1. Lit.: “do restante; dos que restaram”.

4 por isso, ó montes de Israel, ouçam a palavra do Soberano Senhor Jeová! Assim diz o Soberano Senhor Jeová aos montes e às colinas, aos rios e aos vales, às ruínas que foram desoladas e às cidades abandonadas que foram saqueadas e ridicularizadas pelos sobreviventes das nações ao redor;

5 a esses, o Soberano Senhor Jeová diz: ‘Vou falar no fogo do meu zelo contra os sobreviventes das nações e contra todo o Edom, os que com grande alegria e profundo desprezo*1 afirmam que minha terra é deles, para se apoderar das suas pastagens e para saqueá-la.’”’

  1. Ou: “desprezo na alma”.

6 “Portanto, profetize a respeito da terra de Israel, e diga aos montes e às colinas, aos rios e aos vales: ‘Assim diz o Soberano Senhor Jeová: “Ouçam! Vou falar no meu zelo e no meu furor, por causa da humilhação que vocês sofreram da parte das nações.”’

7 “Portanto, assim diz o Soberano Senhor Jeová: ‘Eu mesmo ergo minha mão e juro que as nações vizinhas também sofrerão sua própria vergonha.

8 Mas vocês, montes de Israel, produzirão ramos e darão frutos para o meu povo Israel, pois eles voltarão em breve.

9 Pois eu estou com vocês e voltarei a minha atenção para vocês, e vocês serão cultivados e semeados.

10 Vou multiplicar o seu povo — toda a casa de Israel, toda ela —, as cidades serão habitadas e as ruínas serão reconstruídas.

11 Sim, vou multiplicar o seu povo e os seus rebanhos; eles aumentarão e se tornarão muitos. Farei com que vocês sejam habitados como eram antes, e os farei prosperar mais do que no passado; e vocês terão de saber que eu sou Jeová.

12 Farei com que pessoas — o meu povo Israel — andem sobre vocês, e eles tomarão posse de vocês. Vocês se tornarão a herança deles e nunca mais os deixarão sem filhos.’”

13 “Assim diz o Soberano Senhor Jeová: ‘Visto que estão lhes dizendo: “Você é uma terra que devora as pessoas e deixa as suas nações sem filhos”,

14 por isso, você não devorará mais as pessoas nem deixará mais as suas nações sem filhos’, diz o Soberano Senhor Jeová.

15 ‘Não a sujeitarei a mais nenhum insulto da parte das nações nem a farei suportar a zombaria da parte das pessoas, e você não fará mais as suas nações tropeçar’, diz o Soberano Senhor Jeová.”

16 Então recebi novamente a palavra de Jeová:

17 “Filho do homem, quando a casa de Israel estava morando na terra deles, eles a tornaram impura com os seus caminhos e com as suas ações. Seus caminhos eram para mim como a impureza menstrual.

18 Então despejei sobre eles o meu furor por causa do sangue que haviam derramado sobre a terra e por terem tornado a terra impura com os seus ídolos repugnantes.*1

  1. O termo hebraico talvez esteja relacionado a uma palavra para “esterco” e é usado como expressão de desprezo.

19 De modo que os espalhei entre as nações e os dispersei entre as terras. Julguei-os conforme os seus caminhos e as suas ações.

20 Mas, quando eles chegaram àquelas nações, as pessoas profanaram o meu santo nome, dizendo a respeito deles: ‘Esse é o povo de Jeová, mas eles tiveram de sair da terra dele.’

21 Por isso terei consideração pelo meu santo nome, que a casa de Israel profanou entre as nações para as quais foram.”

22 “Portanto, diga à casa de Israel: ‘Assim diz o Soberano Senhor Jeová: “Não é por vocês que estou agindo, ó casa de Israel, mas é pelo meu santo nome, que vocês profanaram entre as nações para as quais foram.”’

23 ‘Eu certamente santificarei o meu grande nome, que foi profanado entre as nações, que vocês profanaram entre elas; e as nações terão de saber que eu sou Jeová’, diz o Soberano Senhor Jeová, ‘quando eu for santificado entre vocês diante dos olhos delas.

24 Vou tirá-los dentre as nações e reuni-los dentre todas as terras, e vou levá-los de volta à sua terra.

25 Aspergirei água limpa sobre vocês, e vocês ficarão puros; eu os purificarei de toda a sua impureza e de todos os seus ídolos repugnantes.

26 Eu lhes darei um novo coração e porei no seu íntimo um novo espírito. Tirarei do seu corpo o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.*1

  1. Isto é, um que seja sensível à orientação de Deus.

27 Porei o meu espírito no seu íntimo e os farei andar nos meus decretos, e vocês obedecerão e cumprirão as minhas decisões judiciais.

28 Então vocês morarão na terra que dei aos seus antepassados e serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.’

29 “‘Eu os livrarei de toda a sua impureza. Darei ordem aos cereais e os tornarei abundantes, e não trarei fome sobre vocês.

30 Tornarei abundantes os frutos das árvores e os produtos dos campos, para que vocês nunca mais sofram a vergonha de passar fome entre as nações.

31 Então vocês se lembrarão dos seus maus caminhos e das suas más ações, e sentirão nojo de si mesmos por causa da sua culpa e das suas práticas detestáveis.

32 Mas saibam do seguinte: não é por vocês que faço isso’, diz o Soberano Senhor Jeová. ‘Pelo contrário, envergonhem-se e sintam-se humilhados por causa dos seus caminhos, ó casa de Israel.’

33 “Assim diz o Soberano Senhor Jeová: ‘No dia em que eu purificar vocês de toda a sua culpa, farei com que as cidades sejam habitadas e que as ruínas sejam reconstruídas.

34 A terra desolada, que estava desolada à vista de todos os que passavam, será cultivada.

35 E as pessoas dirão: “A terra desolada se tornou como o jardim do Éden, e as cidades que estavam em ruínas, desoladas e derrubadas, estão agora fortificadas e habitadas.”

36 E as nações que restaram em volta de vocês terão de saber que eu, Jeová, é que reconstruí o que estava derrubado e plantei o que estava desolado. Eu, Jeová, é que falei e fiz isso.’

37 “Assim diz o Soberano Senhor Jeová: ‘Além disso, permitirei que a casa de Israel me peça para fazer isto por eles: multiplicarei sua população como um rebanho.

38 Como o rebanho dos santificados, como o rebanho de Jerusalém*1 nas suas festividades, as cidades que estavam em ruínas ficarão cheias de rebanhos de pessoas; e terão de saber que eu sou Jeová.’”

  1. Ou, possivelmente: “Como os rebanhos de ovelhas em Jerusalém destinados aos sacrifícios”.