Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada (Edição de Estudo) (nwtsty, pt_BR, 2023)

1 Coríntios

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A Primeira aos Coríntios, 8

Notas do capítulo
  • E. PENSAR NO BEM-ESTAR ESPIRITUAL DE OUTROS CRISTÃOS (8:1–11:1)

  • 1. Sobre os alimentos oferecidos a ídolos (8:1-13)

  • O amor é superior ao conhecimento (8:1-3)

  • Não fazer outros tropeçar na questão de comer alimentos oferecidos a ídolos (8:4-13)

  • 2. O exemplo de Paulo como apóstolo (9:1-27)

  • Ministros cristãos têm direito de receber ajuda material (9:1-18)

  • Tornar-se todas as coisas para pessoas de todo tipo (9:19-23)

  • É necessário ter autodomínio na corrida pela vida (9:24-27)

  • 3. Exemplos da história de Israel que servem de alerta (10:1-22)

  • Os israelitas no deserto (10:1-5)

  • Avisos contra ganância, idolatria, imoralidade e outras coisas más (10:6-11)

  • Ninguém é tentado além do que pode suportar (10:12, 13)

  • “Fujam da idolatria”; rejeitem a mesa de demônios (10:14-22)

  • 4. Ter consideração pelos outros ao usar a liberdade cristã (10:23–11:1)

  • “Tudo é permitido, mas nem tudo edifica” (10:23, 24)

  • Levar em conta a consciência de outros (10:25-30)

  • Fazer todas as coisas para a glória de Deus; imitar Paulo e Cristo (10:31–11:1)

1 Agora, sobre os alimentos oferecidos a ídolos: sabemos que todos nós temos conhecimento. O conhecimento enche a pessoa de orgulho, mas o amor edifica.

  • Agora, sobre os alimentos oferecidos a ídolos: No século 1 d.C., os gregos e os romanos sacrificavam animais aos ídolos. Nesses sacrifícios, partes do animal eram colocadas sobre o altar. Uma parte da carne ia para os sacerdotes e outra parte ia para os adoradores, que comiam a carne em uma refeição ou uma festa. A carne que sobrava era muitas vezes vendida no “açougue”. (1Co 10:25) Os cristãos de Corinto tinham escrito para Paulo, perguntando se era certo comer essa carne. (1Co 7:1a) Inspirado pelo espírito santo, Paulo os ajudou a entender que, para cristãos maduros, “o ídolo não é nada”. (1Co 8:4) Mesmo assim, ele mostrou que não seria aconselhável ir a um templo para comer carne, já que isso poderia passar uma impressão errada para os cristãos mais fracos. Eles talvez pensassem que seu irmão estava adorando no templo, e isso poderia fazer alguns deles tropeçar ou até mesmo achar que podiam comer carne numa cerimônia religiosa. (1Co 5:9, 10; 8:9, 10) Se alguém comesse carne numa cerimônia assim, ele estaria desobedecendo a ordem do corpo governante registrada em At 15:28, 29. — Veja as notas de estudo em 1Co 8:4; 10:25.

2 Se alguém pensa que conhece alguma coisa, ainda não conhece como deveria.

3 Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido por ele.

4 Quanto a comer alimentos oferecidos a ídolos, sabemos que o ídolo não é nada no mundo,*1 e que não há outro Deus, senão um só.

  1. Ou: “não é absolutamente nada”.

  • Quanto a comer alimentos oferecidos a ídolos: A palavra grega traduzida aqui como “alimentos oferecidos a ídolos” também aparece em At 15:29, onde foi traduzida como “coisas sacrificadas a ídolos”. Essa palavra tem um sentido amplo e pode se referir tanto à carne que era usada numa cerimônia religiosa como à carne que sobrava desse tipo de sacrifício. Aqui, Paulo está se referindo especificamente à carne que sobrava e era vendida no açougue. (1Co 10:25) É claro que, neste capítulo (e em 1 Coríntios 10 e Romanos 14), Paulo não estava dando a entender que os cristãos podiam participar em atos de idolatria ou em festas em homenagem a ídolos. Em vez disso, Paulo foi inspirado a escrever que, se a carne estava sendo vendida ao público em geral, ela podia ser consumida pelo cristão numa refeição comum como se fosse qualquer outra carne. A carne não se tornava impura simplesmente porque tinha vindo de um templo. — Veja as notas de estudo em 1Co 8:1; 10:25.

5 Pois, embora haja os que são chamados deuses, quer no céu, quer na terra, assim como há muitos “deuses” e muitos “senhores”,

  • muitos “deuses”: As Escrituras Gregas Cristãs usam a mesma palavra grega, theós (no singular, plural, masculino e feminino), para se referir tanto a deuses e deusas pagãos quanto ao Deus verdadeiro. (At 7:40; 14:11; 19:27, 37; Fil 3:19) Mas Jeová é o Deus todo-poderoso, o único “Deus, o Pai, de quem procedem todas as coisas, e nós existimos para ele”. (1Co 8:6) Jeová se distingue dos deuses falsos por revelar o seu nome. Ele tem direito de receber devoção exclusiva e exige isso. — Êx 20:4, 5.

6 para nós há realmente um só Deus, o Pai, de quem procedem todas as coisas, e nós existimos para ele; e há um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem são todas as coisas, e nós existimos por meio dele.

  • um só Deus: Esta expressão faz lembrar várias declarações das Escrituras Hebraicas que destacam que Jeová é sem igual e é o único Deus verdadeiro. Por exemplo, em De 6:4, Moisés disse: “Jeová, nosso Deus, é um só Jeová.” Além disso, em De 32:39, Moisés recitou num cântico as seguintes palavras de Jeová: “Não há outros deuses além de mim.” — Is 43:10, 11; 44:6; 45:6; veja a nota de estudo em Mr 12:29.

7 No entanto, nem todos têm esse conhecimento. Mas alguns, devido à familiaridade que tinham com os ídolos, comem o alimento como algo sacrificado a um ídolo, e a consciência deles, que é fraca, fica contaminada.

  • consciência: Veja a nota de estudo em Ro 2:15.

8 Mas o alimento não nos aproximará de Deus; não seremos piores se não comermos, nem melhores se comermos.

9 Tomem cuidado, porém, para que o seu direito de escolha não se torne de algum modo uma pedra de tropeço para os que são fracos.

10 Pois, se alguém vir você, que tem conhecimento, tomando uma refeição no templo de um ídolo, será que a consciência daquele que é fraco não ficará ousada a ponto de ele comer alimentos oferecidos a ídolos?

11 Assim, pelo conhecimento que você tem, está sendo arruinado aquele que é fraco, seu irmão pelo qual Cristo morreu.

12 Quando vocês pecam assim contra os seus irmãos e ferem a consciência fraca deles, estão pecando contra Cristo.

13 É por isso que, se o alimento fizer o meu irmão tropeçar, nunca mais comerei carne alguma, para que eu não faça o meu irmão tropeçar.